As escolas mais tradicionais utilizam agendas em papel para enviar e receber comunicados dos pais de alunos. Outras, mais modernas, adotam o correio eletrônico ou até mesmo SMS. E agora algumas começam a experimentar aplicativos móveis. Esta é a proposta do Pertoo (Android, iOS), aplicativo criado por empresa homônima de Minas Gerais e que está sendo utilizado por quase 30 escolas espalhadas pelo Sudeste e Nordeste do País e que somam aproximadamente 25 mil alunos. Sua meta é chegar ao fim do ano com 100 escolas e 100 mil alunos.

Através de um site web ou do próprio aplicativo, cada professor pode enviar comunicados para os responsáveis por seus alunos, incluindo não apenas mensagens de texto, mas também fotos e vídeos. Outros departamentos da escola, como a secretaria ou a coordenação pedagógica, também podem utilizar a plataforma para envio de comunicados. Os pais, por sua vez, acompanham as mensagens, que chegam como notificações push. É possível respondê-las, iniciando conversas individuais com os professores.

Cada escola recebe um aplicativo móvel personalizado, construído com base na plataforma da Pertoo, e disponibilizado para download gratuito na App Store e Google Play. O app é integrado aos sistemas de TI da instituição de ensino, de onde capta os dados de professores, alunos e seus respectivos responsáveis. Para acessar o app, contudo, cada responsável precisa inserir uma senha fornecida pela escola. Através de um painel na web, os gestores da instituição de ensino administram a plataforma e acompanham relatórios sobre a sua utilização por pais e professores.

"A aceitação tem sido muito boa. Temos relatos de pais que compraram seu primeiro smartphone porque souberam que a escola iria começar a se comunicar por esse meio", relata Sávio Grossi, CEO da Pertoo. O executivo acredita que a plataforma pode servir para a comunicação entre escola e responsáveis de alunos desde o berçário até o segundo grau. A critério da instituição de ensino, os estudantes a partir de determinada idade podem ter acesso também ao aplicativo.

Modelo de negócios

A Pertoo cobra uma mensalidade das escolas, calculada com base na quantidade de estudantes. O preço pode variar de alguns centavos até R$ 2 por aluno, dependendo do tamanho da escola. Estão embutidos no preço o treinamento on-line dos professores e o suporte.

A Pertoo lançará uma versão gratuita da plataforma, com foco em professores particulares e escolas públicas ou de pequeno porte. Neste caso, não haverá customização do app, nem treinamento ou suporte. Será uma ferramenta self-service, explica Grossi.