A Abranet (Associação Brasileira de Internet) assinará um acordo de cooperação com a Polícia Federal na próxima segunda-feira, 15, para participar da plataforma Tentáculos. A ideia é que aquelas empresas que não estão associadas à Febraban ou Zetta – que já fazem parte do projeto –, possam ser integradas na plataforma por meio da entidade.

Em evento organizado pela Febraban no segundo dia do 1º Congresso de Prevenção e Repressão a Fraudes, Segurança Cibernética e Bancária, nesta quarta-feira, 8, o coordenador de repressão a fraudes bancárias eletrônicas da Diretoria de Combate a Crimes Cibernéticos da Polícia Federal, Erik Siqueira, fez um convite às empresas de telecomunicações para se juntarem à Plataforma Tentáculos. “Acho que é o próximoi passo a percorrer, já que a ideia desta plataforma é ser um grande hub de trocas de informações”, apontou.

“Para [o setor de] telecomunicações seria ótimo mesmo, por causa dos ataques cibernéticos, golpes de ligações telefônicas, SMS, etc. Muita coisa passa pela infraestrutura das teles e seria um atalho relevante”, complementou Adriano Volpini, diretor de segurança corporativa do Itaú.

A plataforma Tentáculos foi fundada em 2007 com o objetivo inicial investigar crimes financeiros contra a Caixa Econômica Federal. Toda a parte transacional e de onboarding, como a foto que o usuário tira para reconhecimento facial, por exemplo, é contemplada dentro do projeto.

Projeto Tentáculos

O intuito, segundo Otavio Margonari Russo, diretor de Combate aos Crimes Cibernéticos da PF, é conseguir obter a maior quantidade de informações possíveis para alimentar a base com as fraudes que os clientes sofrem, com a colaboração das instituições financeiras e também dos meios de pagamento e de infraestrutura como as empresas de telecomunicações. “Assim, será mais fácil para a polícia realizar um trabalho efetivo”, afirmou Russo.

Em dezembro do ano passado, a Zetta e a Polícia Federal fecharam acordo para combater as fraudes bancárias digitais. A associação é representante do Nubank, Mercado Pago, PicPay e Cora, entre outros 30 associados. Já a Febraban assinou um termo de colaboração em 2018. Atualmente, são 113 instituições bancárias filiadas à federação, e 30 colaboram com o projeto da PF.

Até o momento, não há qualquer expectativa de a plataforma Tentáculos realizar acordos individuais com as instituições, informa Siqueira, visto que é um processo bastante burocrático.