A Oppo anunciou sua chegada ao mercado brasileiro com dois smartphones e mirando a liderança na categoria mid-high na noite desta quarta-feira, 8. Mas ignoraram o fato de que a marca havia anunciado sua chegada ao Brasil em julho de 2022, sem êxito.

Ante diversos executivos da sede da Oppo em Shenzen, China, o presidente da companhia, David Yuan, fez um breve discurso lembrando que a marca completa 20 anos em 2024 e que tem mais de 600 milhões de usuários ativos no mundo – a maioria consumidores dos smartphones da família Reno.

No País, a Oppo lançará os smartphones A58 e A79 e tem como aspiração dominar o mercado de dispositivos da gama de preço intermediária alta (acima de R$ 2,5 mil). A58 tem tela de de 6,72 polegadas, 8 GB de RAM, 256 GB de espaço e sai por R$ 1,6 mil. Já o A79 se diferencia pelo 5G e câmera de 108 MP e sai por R$ 2,5 mil.

Coube ao embaixador da marca, o ex-jogador de futebol Kaká, revelar que o Magalu será o canal de vendas oficial da Oppo no Brasil. Os dois devices já estão disponíveis no marketplace.

Mobile Time conversou com um dos executivos da marca, mas esse não tinha informações sobre a nova chegada da Oppo ao Brasil, estratégia de venda, se os produtos serão fabricados no País, importados, relação com operadoras ou combate ao mercado cinza.

Vale lembrar que a Oppo faz parte do grupo BBK que possui outras duas marcas de renome no mercado internacional, Realme e OnePlus, sendo que a primeira pode ser encontrada no País.

Primeira vinda

Em julho de 2022, a companhia anunciou a sua chegada com smartphones com a mesma ideia de dominar o mercado intermediário. Dois meses depois, a Oppo fez um lançamento e parecia ter definido uma estratégia. Apresentou Vivo, Usina de Vendas e Amazon como parceiros para vender o handset Reno 7.

Tinham como promessas trazer um portfólio amplo de handsets, ampliar canais, avançar em dispositivos IoT e até estudar fabricação local no lugar do modelo de importação. Mas a marca não decolou e deixaram o País menos de seis meses após o lançamento.