A disputa pela faixa de 6 GHz não vai acabar tão cedo. A Abrint aprovou em assembleia levar o caso à Justiça tão logo se esgotem os recursos administrativos na Anatel. A agência reguladora deve uma resposta a um pedido de nulidade da decisão de alocar parte da faixa para serviços móveis. A expectativa do mercado é de que a resposta da Anatel será negativa.

Os provedores de Internet consideram a integralidade da faixa essencial para o futuro do Wi-Fi. Ela é utilizada pelas novas versões desse padrão de Internet sem fio, como o Wi-Fi 6E e Wi-Fi 7. A Anatel, contudo, decidiu deixar apenas metade da faixa para Wi-Fi e leiloar a outra metade para serviços móveis até 2026. A indústria móvel, por sua vez, entende que os 6 GHz serão fundamentais para a sexta geração de telefonia móvel (6G).

Adiamento

Enquanto a disputa prossegue e o leilão não acontece, o tempo conta a favor do Wi-Fi. Hoje a faixa está destinada ao uso não licenciado e os provedores estão, pouco a pouco, espalhando roteadores com a nova tecnologia, ocupando a frequência.

Em conversa com Mobile Time, o presidente de um provedor de Internet disse acreditar que se conseguirem adiar o leilão para depois de 2026 sua realização ficará inviável por conta do avanço da ocupação da frequência. “Será impossível limpar a faixa para a venda”, aposta.

Norma 4 e nova gestão da Abrint

A mesma assembleia na qual foi aprovada a possibilidade de judicialização da destinação de 6 GHz aprovou que se faça o mesmo para reverter a extinção da Norma 4. Ou seja, se for confirmado o fim da Norma 4, a Abrint poderá entrar na Justiça.

A Abrint agora tem uma nova gestão: Breno Vale é o novo diretor-presidente e Basílio Perez, o novo diretor-vice-presidente. A associação anunciou também a contratação da consultoria F2 para cuidar de questões regulatórias. A F2 tem entre seus líderes o ex-ministro das Comunicações Fabio Faria e o ex-conselheiro da Anatel Artur Coimbra.

Foto no alto: Artur Coimbra, Basílio Perez e Breno Vale (Crédito: Fernando Paiva/Mobile Time)

*O jornalista viajou a São Paulo a convite da Abrint

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!