A startup Carteiro Amigo, especializada em logística de impacto social, foi a vencedora do hackathon promovido pela TIM no Cubo Itaú, em São Paulo. A startup apresentou um aplicativo que utiliza as APIs desenvolvidas pela operadora para o Open Gateway para validar dados de moradores de favelas e, assim, aumentar a confiança do e-commerce na hora de vender e entregar produtos nessas áreas. A solução foca em segurança de dados e inclusão social e permite que e-commerces vendam mais para moradores de comunidades.
A solução é o app Juntoos, que, por meio de gamificação, cria um selo de reputação digital com base em informações validadas pelas APIs da TIM, permitindo que marketplaces e bancos identifiquem consumidores confiáveis em regiões historicamente vistas como áreas de risco e sem um endereço completo, como o CEP.
“Criamos um aplicativo chamado Juntoos, que permite mapear favelas e validar os dados de moradores, criando uma reputação digital para esses consumidores”, explicou Thiago Monsores, CMO do Carteiro Amigo. “Com as APIs da TIM, conseguimos cruzar informações como localização, número de telefone e tempo de uso do chip para criar selos de confiança para esses moradores e que podem ser usados por grandes varejistas.”
Segundo a startup, o projeto pode reduzir a incidência de fraudes e desbloquear áreas que hoje são vistas como de alto risco por grandes marcas. O Juntoos usa gamificação para engajar os usuários e coletar dados, que são validados em tempo real com as operadoras. Com isso, marketplaces como Magalu — cliente da startup — pode confiar na identidade dos compradores e autorizar vendas que antes seriam recusadas.
O Hackathon
O hackathon teve como objetivo incentivar startups a explorarem o uso das três APIs desenvolvidas pela TIM para o Open Gateway. Essas APIs permitem, por exemplo, verificar em tempo real se um chip foi trocado (SIM Swap), confirmar a localização de um dispositivo (Device Location), validar o número de telefone (Number Verify) e cruzar dados cadastrais com informações da operadora (Know Your Customer – KYC).
“O Brasil é um dos países mais avançados no lançamento dessas APIs. Por isso, decidimos provocar o ecossistema de inovação a pensar em aplicações além do setor financeiro”, explicou Leonardo Siqueira, diretor de monetização de dados da TIM. “Queríamos entender como as operadoras, com seus ativos de conectividade e dados em tempo real, poderiam colaborar com soluções para diferentes desafios do mercado digital.”
Além de ampliar o acesso ao consumo, a solução também reforça a segurança das transações. “Hoje, boa parte das tentativas de fraude no e-commerce está ligada a cartões de crédito. Com essas camadas de validação, conseguimos reduzir significativamente esse risco”, afirmou Monsores.
O Carteiro Amigo
Criado a partir de um coletivo familiar fundado em 2000 no Rio de Janeiro, o Carteiro Amigo começou com entregas de cartas nas comunidades do Rio e se transformou em uma transportadora de impacto com atuação nacional. Em 2022 Thiago entrou para a empresa e, no ano seguinte, participaram do Shark Tank quando conseguiram investimentos.
Atualmente, a empresa conta com bases no Rio, São Paulo e Minas Gerais e atua em mais de 100 comunidades. Os entregadores são, em sua maioria, moradores das próprias favelas. Atualmente, o modelo de contratação inclui tanto CLTs – ao todo são 25 nesta modalidade – quanto profissionais agregados, remunerados por entrega – que totalizam 250.
“Não entregamos somente em comunidades. Entregamos no asfalto também. Mas sempre priorizamos os moradores de favelas para realizar as entregas”, explicou Monsores.
Por vencer o hackathon, a startup recebeu R$ 100 mil em créditos de chamadas às APIs da TIM, válidos até o fim de 2025. A empresa já está trabalhando para lançar o produto no mercado em até três meses e negocia com Magalu e Reserva, dois de seus clientes que já operam com sua logística. O banco Itaú é o terceiro cliente que vai utilizar a solução.
Para Siqueira, da TIM, o hackathon cumpriu seu papel de trazer ideias inovadoras e testar aplicações reais para as APIs do Open Gateway. “Acreditamos muito nesse modelo de testar, aprender e evoluir. A inovação vinda de fora, das startups, é essencial para acelerar o uso dessas tecnologias e construir soluções relevantes para a sociedade.”
Foto: Pedro Jr. (esq.), CEO do Carteiro Amigo, e Thiago Monsores, CMO, vencem o Hackathon Cubo TIM. Crédito: Gustavo Scatena / Divulgação