Após colaboração com a matriz Telecom Italia, o Google também estabeleceu parceria com a TIM Brasil para ajudar na transformação digital da empresa. A operadora utilizará a solução de nuvem (Google Cloud Platform – GCP) como plataforma estratégica para big data, inteligência de negócios (BI) e aprendizado de máquina (machine learning). Segundo a tele nesta sexta-feira, 24, o Google será responsável pelo fornecimento da GCP e também toda a consultoria que envolve a migração do ambiente atual, redesenho e otimização em nuvem e apoio na construção do “centro de excelência” da TIM, que será responsável em fazer toda a gestão do ambiente.

Com isso, a TIM deverá poder fazer análises em tempo real e obter insights sobre negócios. As informações poderão aprimorar serviços ao cliente, planejamento e otimização da rede, além de ofertas personalizadas e produtos baseados em dados e analytics.

A operadora diz que a nuvem da gigante da tecnologia pode otimizar e aprimorar a plataforma de big data e analytics. Permite ainda a criação de novas parcerias e que recursos sejam explorados, evoluindo campanhas e processos existentes. Com o acordo, a TIM utilizará serviços do Google Cloud como BigQuery, Dataproc, Dataflow, Cloud Composer, Data Fusion e Kubernetes Engine. A ideia é ajudar a simplificar a integração, levando cientistas e analistas de dados a serem mais produtivos e focando esforços em otimizar processos e serviços com o modelo de Platform as a Service (PaaS) para simplificar configuração e gestão da infraestrutura.