Os aplicativos do Facebook e do Spotify são os que mais consomem bateria nos smartphones Android, de acordo com uma pesquisa da AVG sobre desempenho para aplicativos do sistema operacional do Google. A rede social é a que mais "suga" a bateria do celular quando está rodando em segundo plano (modo automático). Quando o app é iniciado pelo próprio usuário, o serviço de streaming de áudio é o principal vilão.

Além dos dois apps citados, as ferramentas de conversação, mídias sociais e mensagens instantâneas, como BBM, Instagram, Messenger, WeChat, Tumblr, KakaoTalk, Vine, LINE, Snapchat e Tumblr, também são vistos como grandes consumidores de bateria.

Realizada durante os três primeiros meses do ano, a análise teve como base dados anônimos de um milhão de usuários globais do sistema Android. Foram mensurados os gastos dos aplicativos com o uso de bateria, armazenamento e plano de dados enviados por meio de aplicativos de segurança da AVG. O percentual médio de consumo de cada aplicativo, desde a sua instalação, serviu como base de dados.

De acordo com a companhia, o relatório cruza os dados dos aplicativos mais baixados (relevantes) no Google Play, com o desempenho de armazenamento de dados, plano de dados e uso de bateria. Por esta razão, por exemplo, um app amplamente baixado como o Facebook poderia ter mais influência que um jogo que utiliza boa parte da bateria de um aparelho. Aplicativos com menos de um milhão de downloads no período foram retirados da pesquisa.

Confira abaixo a lista com os dez aplicativos "iniciados pelo usuário" e dez aplicativos "iniciados automaticamente" que mais consomem bateria segundo a AVG:

Iniciados automaticamente

Iniciados pelo usuário

1. Facebook

1. Spotify Music

2. BBM

2. Amazon Kindle

3. 8 Ball Pool

3. LINE: Free Calls & Messages

4. Instagram

4. Samsung WatchON (Video)

5. Messenger

5. Snapchat

6. WeChat

6. Netflix

7. Facebook Pages Manager

7. SoundCloud – Music & Audio

8. ooVoo Video Call Text & Voice

8. Clean Master (Speed Booster)

9. KakaoTalk: Free Calls & Text

9. Tumblr

10. Vine

10. PicsArt Photo Studio

Tempo gasto no smartphone

Entre as outras descobertas da pesquisa da AVG, os aplicativos sociais e de namoro responderam por mais de 10% do uso do smartphone. De acordo com a companhia, o aumento desses aplicativos pode estar relacionado com o Dia dos Namorados, comemorado em 14 de fevereiro no Hemisfério Norte (Dia de São Valentim). Os aplicativos de jogos de cartas e cassino aparecem pela primeira vez na análise, com 7% do tempo gasto nos dispositivos.