O Facebook lança nesta terça-feira, 10, o programa Data Abuse Bounty, para recompensar pessoas que denunciem aplicativos que coletam dados de usuários e repassam essas informações para partes maliciosas para serem explorados sem o consentimento das pessoas.

Caso algum app seja denunciado, as medidas poderão ser as seguintes: exclusão do app na plataforma, início de uma auditoria forense de sistemas relacionados, ação legal contra a empresa e quaisquer partes relevantes.

No blog da rede social, o líder de segurança de produtos da rede social, Collin Greene, explica: “Este programa recompensará quem comprovar que um aplicativo dentro da plataforma do Facebook coleta e transfere dados das pessoas para um terceiro que os venderá, roubará ou usará para golpes ou até influência política. Assim como o nosso programa contra bugs, vamos recompensar de acordo com o impacto de cada denúncia. Embora não haja um limite máximo, o programa contra bugs, em casos de alto impacto, já concedeu mais de US$ 40 mil para pessoas que chamaram a nossa atenção para suas descobertas.”

Como se trata de uma primeira iniciativa desse tipo, Greene alerta que ele poderá sofrer mudanças. Para mais informações, clique aqui.

Depoimento

Nesta terça-feira, o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, presta depoimento no congresso norte-americano sobre o caso Cambridge Analytica.