Os bancos brasileiros estão constantemente aperfeiçoando os seus caixas eletrônicos e uma das novidades que está no horizonte é a inclusão de leitor de NFC, para viabilizar operações programadas previamente no smartphone ou mesmo no smartwatch do correntista. Preparando-se para essa demanda, a provedora de soluções de automação bancária Oki Brasil (antiga Itautec) desenvolveu um caixa eletrônico com NFC, o Adattis Mobicash. O equipamento foi apresentado na última Ciab, em São Paulo, duas semanas atrás, usando o recém-lançado smartwatch 3 da Sony Mobile.

"A ideia é que o correntista prepare suas transações no smartphone antes de chegar no próprio caixa, geralmente em um ambiente de espera, ou indo para a agência, ou no escritório. Ele agenda as operações que deseja fazer e as descarrega via NFC quando chegar ao ATM", descreve João Lo Ré, gerente executivo de produtos de automação da Oki Brasil. Se associado a uma autenticação biométrica no caixa, o correntista pode concluir as operações sem sequer tocar na tela.

A solução pode ser usada na realização de saques, transferências, pagamentos e diversas outras transações. À exceção do saque, as demais poderiam ser feitas através de um app de mobile banking, mas o problema é que fora dos grandes centros nem sempre as redes móveis oferecem uma cobertura ou uma velocidade a contento, obrigando as pessoas a comparecerem a uma agência para a realização de transações bancárias. Nestes casos, uma solução como essa, em que as operações são pré-agendadas e depois descarregadas via NFC, pouparia tempo do correntista.

"Os bancos estão se interessando (por ATMs com NFC), mas ainda estão definindo os padrões de segurança no smartphone. A questão é como transformar o seu celular no cartão e como garantir que aquele smartphone é daquela pessoa", comenta o executivo.

Alguns bancos privados brasileiros já têm NFC embutido em parte de seus ATMs. E o Banco do Brasil está com uma licitação em curso para a compra de 10 mil caixas eletrônicos que possuam a tecnologia. Além de um ATM específico com NFC, a Oki Brasil oferece um kit para a adição do leitor de comunicação por aproximação em caixas eletrônicos de outros fornecedores.