Representantes do Inatel, da Sikur e do IMREDD, durante o evento de lançamento do Security Design Lab Inatel

O Inatel e o francês Instituto Mediterrâneo de Risco, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (IMREDD) anunciaram nesta quinta-feira, 7, a criação do Security Design Lab Inatel. Trata-se de uma rede de colaboração unindo o Centro de Segurança Cibernética do Inatel (CxSC Telecom Inatel) e o Security Design Lab do IMREDD, sediado na França, além de empresas e governos com o objetivo de certificar a conformidade de equipamentos de IoT a padrões de segurança; educar sobre o tema; realizar pesquisa aplicada; e prover consultoria e serviços para desenvolvimento de negócios.

Na área de educação, serão criados programas e projetos para a formação de recursos humanos especializados em segurança cibernética, disse o coordenador-adjunto do CxSC, Guilherme Aquino, durante evento virtual de lançamento. E serão feitas pesquisas aplicadas para os testes de equipamentos e redes, e para o desenvolvimento de novos padrões e normas de segurança. 

Entre as empresas que apoiam a criação do Security Design Lab do Inatel e que participaram do lançamento estão Embratel, Huawei e Sikur. Esta última, por sinal, é a responsável pelo Security Design Lab do IMREDD, na França. Também participaram do evento representantes do governo federal e do governo de Minas Gerais.