A MicroStrategy, líder mundial no fornecimento de software de business intelligence, desenvolveu um aplicativo especialmente voltado à indústria farmacêutica: trata-se do Pharma Sales Analytics, app que possibilita diferentes tipos de análises que beneficiam e agilizam o trabalho da equipe comercial dos laboratórios, disponibilizando informações atualizadas mesmo quando os profissionais estão em campo.
O aplicativo possibilita quatro diferentes tipos de análises. O Prescriber fornece hábitos de prescrição dos médicos, por cidade e estado, dados demográficos, notificações e alertas. O Prescription Sales classifica os médicos que mais prescrevem e os produtos com melhor resultado, por mês e por trimestre. O Call Plan provê análise das chamadas do representante de vendas plotadas no mapa e o Call Log informa mais detalhes sobre as análises das chamadas, podendo ser integrado a sistemas de CRM
No Brasil, a EMS, empresa farmacêutica líder no Brasil, utiliza os recursos do BI da MicroStrategy em dispositivos móveis para agilizar a tomada de decisão de seus executivos e equipes de campo. Globalmente, a empresa também acumula outros clientes importantes no setor, como a Roche, a Novartis, a Pfizer e a Johnson & Johnson.