Em meio a uma crise corporativa, a Research In Motion (RIM), fabricante do Blackberry, pode negociar a licença do sistema operacional BlackBerry 10 (BB10) com a Samsung. Segundo o blog All Things Digital, o analista da consultoria Jefferies Research, Peter Misek, apontou que a visão estratégica da empresa deve culminar na licença do sistema e que a Samsung é a empresa que provavelmente estaria interessada na negociação.

O analista diz que, aparentemente, a RIM percebeu que “é uma fabricante de subescala e precisa desesperadamente de um parceiro”. O blog divulgou ainda a seguinte declaração de Misek: "Acreditamos que a RIM está tentando retomar as discussões com a Samsung a respeito de um acordo de licenciamento BB10".

Misek acredita que o interesse da Samsung seria uma forma de moderar a sua dependência do sistema operacional Android, do Google. "Acreditamos que a Samsung considera incrementar os esforços para desenvolvimento de um sistema operacional interno com o licenciamento do BB10, ou comprando a RIM", escreveu o analista. "Porém, pensamos que qualquer aquisição seja improvável até o lançamento do BB10".

Na semana passada o CEO da RIM, Thorsten Heins, reconheceu que o licenciamento do BB10 é uma opção sob séria consideração da empresa. "Para entregar o BB10 precisamos olhar para um licenciamento a alguém que possa expandir o sistema com uma melhor proposta de custo do que nós", declarou.