O Google Maps (Android, iOS) lançou novas funcionalidades nesta quinta-feira, 8. O app agora concentra informações de reservas de hotéis e de voos; é possível saber o tempo de espera no restaurante favorito; e salvar todos os lugares visitados.

Google maps

Live View

As bolinhas azuis no mapa do Google Maps às vezes não são suficientes para pessoas sem senso de direção. O aplicativo, então, aprimorou o recurso e introduziu a realidade aumentada para melhorar a visualização do caminho a ser tomado. O Live View usa a câmera do celular para mostrar a paisagem (física) do local e a AR insere setas, indicações e direções nessa imagem. A funcionalidade foi apresentada no Google I/O de 2018. Ela foi testada por meses com usuários do smartphone da companhia, o Pixel, e com os Local Guides, comunidade global de exploradores que escrevem resenhas, compartilham fotos, respondem a perguntas, adicionam ou editam lugares e checam informações deixadas por outros usuários no Google Maps. O recurso estará disponível a partir desta semana, em versão beta, para dispositivos Android e iOS que suportam ARCore e ARKit.

Viagens

O Google Maps vai concentrar as informações de viagens no aplicativo, como reservas de hotéis da próxima viagem e dos voos, além de ser como check-in no aeroporto. Para acessar, toque nas três linhas cinzas no canto superior esquerdo da tela e depois em “Seus lugares”. Em seguida, acesse “Reservas”. Ali está a lista das futuras viagens do usuário. Ao selecionar uma opção, o usuário acessa suas reservas, mesmo off-line.

Histórico de Localização

Ao ativar a configuração do Histórico de Localização, o aplicativo faz uma linha do tempo de recordação para o usuário lembrar de estabelecimentos comerciais, como lojas e restaurantes, mas também de lugares visitados durante uma viagem, classificando-as entre restaurantes, lojas, atrações, hotéis e aeroportos.

Para beber e para comer

De acordo com o Google, ao verificar uma área específica no mapa, o usuário verá opções de restaurantes, eventos e atividades com base na área que está sendo visualizada. Listas, como a Foodie List, serão a base para auxiliar o usuário a encontrar novos bares ou restaurantes, com base em informações de especialistas locais e algoritmos.

Outro recurso no aplicativo mostra a espera estimada em bares e restaurantes.

As novas funções chegam ao longo das próximas semanas no Google Maps de dispositivos Android e iOS. Porém, a nova Linha do Tempo já está disponível no Android.

Recentemente, o aplicativo de navegação adicionou informações sobre bicicletas compartilhadas.