O Que Fala! é uma solução para tablets e smartphones  que possibilita a comunicação de pessoas com deficiência na fala, por meio de uma prancha digital. Nessas pranchas digitais, postam-se imagens que fazem parte do cotidiano do paciente, como suas comidas preferidas, opções de lazer, como livros ou programas de TV, etc. O modelo digital dessas pranchas, de acordo com Daniel Barbosa, sócio da empresa de tecnologia assistiva Métodos e Soluções Inteligentes, dinamiza a relação do paciente com seu interlocutor: “O fato de ser digital, e não de papel, como costuma ser, traz a possibilidade de redução significativa no tempo da comunicação”, diz.

Se as pranchas digitais significaram um benefício na interação com pessoas com deficiência, os dispositivos móveis aumentaram ainda mais a sua praticidade. Com o app Que Fala!, pode-se visualizar o conteúdo das pranchas digitais por meio das telas de tablets e smartphones. O toque do paciente na tela do dispositivo aciona o sistema de varredura que mostrará as páginas com o conteúdo editado de forma personalizada para cada usuário das pranchas. Embora o toque seja a forma mais comum de iniciar a varredura, Barbosa explica que essa não é a única opção: “Também podem ser utilizados mouses adaptados e já testamos, com sucesso, o olhar como disparador”. Identificado o que o paciente quis expressar, o sistema emite com áudio (que pode ser personalizado em mp3) aquilo que se quis comunicar.

Lançado em agosto do ano passado para sistema Android, o Que Fala! foi baixado por 2,5 mil pesssoas e a expectativa é que contabilize entre 10 mil e 15 mil  downloads até dezembro de 2013. Entre o público estão familiares de pacientes que sofreram AVC ou que têm paralisia cerebral, autismo ou quaisquer outras doenças que possam prejucar a comunicação oral, e profissionais de saúde (fisioterapeutas e fonoaudiólogos, por exemplo) e de educação. O download do aplicativo é gratuito, mas paga-se uma mensalidade  de R$ 50 para personalizar a prancha. A Métodos e Soluções Inteligentes disponibiliza um curso gratuito, em São Paulo, para os interessados em utilizar a solução. As inscrições podem ser feitas pelo site da empresa.