O Spotify (AndroidiOS) anunciou nesta terça-feira, 8, a expansão da ferramenta DJ para mais países, ainda sem contar com o Brasil, chegando em 50 regiões diferentes, em especial para lugares que possuem o inglês como idioma nativo. O DJ é um recurso alimentado por inteligência artificial generativa que usa a tecnologia da OpenAI, e tem a função semelhante a de um locutor em um programa de rádio.

O novo serviço permite criar uma playlist personalizada de maneira que tenha mais interação com o assinante. Ele comenta qual será a próxima música e faz conexões com o histórico de reprodução de músicas do usuário. O DJ pode dizer que, como o usuário andou escutando muita música dos anos 1980, por exemplo, a próxima será uma que fez sucesso naquela mesma época.

Além disso, com a expansão para a língua inglesa, o recurso será acompanhado de um DJ virtual, dublado pelo head of cultural partnerships do Spotify, Xavier “X” Jernigan, tendo a opção de ouvir comentários e recomendações em inglês. A ferramenta do Spotify é exclusiva para quem assina o Premium, com algumas opções de planos. DJ ainda continua em fase de teste, mas agora em mais países da Ásia, África, Europa e Oceania, como Singapura, Paquistão, Filipinas, Nova Zelândia, África do Sul, Reino Unido e Nigéria.