A Zoom (Android, iOS) anunciou nesta terça-feira, 8, o lançamento de uma nova ferramenta de vídeos assíncronos chamada Zoom Clips. A novidade permitirá aos usuários gravar, editar e compartilhar videoconferências de forma mais flexível, sem a necessidade de agendar reuniões com horários e datas específicas.

Atualmente em versão beta pública, a ferramenta Zoom Clips vai oferecer uma espécie de biblioteca com os conteúdos dos videoclipes já gravados. Nela, será possível gerenciar, compartilhar, renomear, fazer downloads ou excluir os vídeos. Além disso, os usuários poderão fazer captura de tela e transmissões de vídeo via webcam, entre outras opções. Depois de gravado por meio da ferramenta, ainda vão poder adicionar títulos, descrições e legendas, além de realizar edições e cortes para excluir partes do vídeo que desejar.

O portal do Zoom Clips fornece também um controle sobre quais usuários podem visualizar o conteúdo, permitindo acesso amplo por meio de links ou restrições específicas para os membros da mesma organização. Números e taxas de visualização e conclusão, assim como comentários feitos, podem ser analisadas diretamente no painel de controle do Zoom Clips. A plataforma estará disponível por meio da área de trabalho do Zoom e também na web, mantendo uma experiência similar à do Zoom tradicional.