Um aplicativo pornô falso para dispositivos Android está roubando as fotos dos usuários e pedindo um resgate de US$ 500. Conhecido como ransonware, o sequestro de fotos por meio de app foi descoberto pela empresa de segurança digital Zscaler.

O aplicativo “Adult Player” engana a vítima, que pensa ser um player de vídeos pornográficos. Quando o usuário o abre, o programa começa a roubar silenciosamente as fotos armazenadas no aparelho. Após baixar todas as fotos, o smartphone é criptografado e travado pelo programa. Uma imagem aparece na tela do smartphone ou tablet e pede o dinheiro do resgate por meio de uma carteira digital no PayPal para devolver as fotos e desbloquear o telefone.

Para desinstalar o app malicioso, o usuário deve iniciar seu handset no modo de segurança (o nome do “modo de segurança” pode variar entre os aparelhos), acessar “configurar”, “segurança” e “administradores do dispositivo” e selecionar para desativar o Adult Player. O próximo passo é apagá-lo ao acessar “configurar”, “apps” e selecionar o aplicativo para ser removido. 

A Zscaler afirma que reiniciar o aplicativo não adianta: o Adult Player retorna imediatamente. A companhia norte-americana relembra que o ideal para qualquer usuário é baixar apps diretamente em uma loja confiável de apps, como a Google Play.