O fim do incentivo para a compra de tablets, smartphones e computadores, anunciado pelo governo na semana passada, tem o potencial de prejudicar significativamente o mercado eletroeletrônico brasileiro, diminuir o nível de empregos e de competitividade da indústria local e afastar a continuidade da inclusão digital (e social) da população brasileira. A avaliação é da Associação Brasileira da Indústria de Semicondutores (Abisemi), que prevê alta do desemprego no setor e o retorno do mercado cinza, caso o governo não reverta a decisão, como pleiteia.

Para a entidade, em um cenário de fortíssima instabilidade cambial, encolhimento do PIB e juros crescentes, a natural elevação de preços diminuirá ainda mais o consumo de computadores, tablets e smartphones. "Por outro lado, este cenário tende a elevar o já altíssimo déficit na balança comercial do País, que atingiu US$ 6 bilhões em 2013 apenas com relação à importação de componentes semicondutores, e que chegou a US$ 36,3 bilhões no conjunto da indústria eletroeletrônica", disse o presidente da associação, Rogério Duair Jacomini Nunes.

No início da semana passada, o governo editou a Medida Provisória 690, que suspende a isenção do PIS/Cofins incidente na compra de computadores, tablets, smartphones e outros equipamentos de microeletrônica pelo consumidor final. Segundo a Abisemi, a Lei do Bem criou o ambiente propício ao investimento e ao desenvolvimento da indústria local, a cadeia de produção de componentes pôde se estabelecer com segurança e hoje existem empresas no Brasil investindo pesadamente no desenvolvimento e na produção de semicondutores de alta tecnologia. "Todo esse esforço, no entanto, vem sendo colocado em risco pelo governo federal", afirmou Nunes.

A preocupação da entidade é com a velocidade com que o governo muda regras e princípios construídos ao longo de tantos anos. "Em qualquer mercado onde há investimento, é preciso haver normas claras e previsibilidade. Caso contrário, a cadeia produtiva se enfraquece e prejudica sobremaneira a segurança (e, por tabela, a atratividade) para novos investimentos no Brasil", sustenta a direção da Abisemi, em nota.

Para que isso não ocorra, a associação, além de defender a reversão da decisão de extinguir (ou mesmo de diminuir) os benefícios relacionados ao setor de IT e microeletrônica estabelecidos pela Lei do Bem, reivindica que qualquer mudança nas regras tributárias do setor de informática e de microeletrônica somente ocorra após ampla discussão junto aos diferentes segmentos envolvidos. Para Nunes, tais medidas são imprescindíveis para a preservação da indústria, dos empregos por ela gerados e dos avanços significativos obtidos com políticas positivas levadas a efeito nos últimos anos.