Fernanda Ferraz, head da Wiipo

A companhia de tecnologia para gestão empresarial Senior Sistemas lançou recentemente sua fintech, a Wiipo (Android, iOS). A ideia é oferecer produtos e serviços financeiros para atender sua base de clientes, que conta com aproximadamente 12 mil empresas e que, somadas, possuem mais de 6 milhões de funcionários. Entre os seus primeiros serviços oferecidos está a opção de o colaborador visualizar o seu holerite (contra-cheque) em detalhes. A solução é voltada apenas para as companhias integradas ao sistema HCM de folha e o funcionário deve baixar o aplicativo para visualizar o documento. Em duas semanas, o serviço teve adesão de mais de 20% das empresas-clientes da Senior. O holerite no app serve para atrair o funcionário e, uma vez com o app no celular, a Wiipo pode apresentar outros serviços financeiros.

“Rodamos a folha de pagamento dessa gente toda. Então, colocar o holerite em detalhes, de modo que o funcionário veja seus ganhos, os descontos e entenda o seu salário, é também uma forma de fazer educação financeira”, explicou em conversa com Mobile Time Fernanda Ferraz, head da Wiipo.

A fintech oferece os seguintes serviços: antecipação de títulos, antecipação de cartão de crédito (recebimento à vista das vendas nas máquinas POS), crédito consignado, gestão de boletos e o holerite digital.

“Atuamos em 40% do e-commerce brasileiro e geramos 100 milhões de boletos por ano. Faz sentido para a gente oferecer esse tipo de serviço e entrar no mercado das fintechs”, complementa Ferraz.

A estratégia de expansão para o B2B2C passa por uma outra, a de ser “API first”. E, para cada produto oferecido pela Wiipo, ela pode ter um parceiro diferente. Vale dizer que a fintech já é assim: para antecipação de títulos, a instituição financeira parceira é a Adianta Pagamentos S.A.; a antecipação de cartão de crédito é operada pelo BTG Pactual; e o crédito consignado, Ali Crédito e Pagamentos.

Para as pessoas físicas a funcionalidade do crédito consignado já está operacional para os funcionários da base de clientes da Senior. É possível, inclusive, começar o pedido pelo WhatsApp da Ali Crédito e Pagamento e terminar no aplicativo da Wiipo. “Como está tudo integrado, sabe-se quanto o funcionário tem disponível, é possível aprovar rapidamente o crédito e facilitar a vida do RH. Ele poderá simular e pedir de uma forma muito simples e o valor é descontado direto no holerite”, explica a head da fintech.

Os próximos passos serão oferecer conta digital, investimentos e seguros, além de outras funcionalidades para o RH.