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João Bortoni, general manager e presidente da Lenovo ISG na América Latina, apresenta os dados da empresa em evento para a imprensa (crédito: Henrique Medeiros/Mobile Time)

[Atualizado às 16h33 do dia 14/10/2022 com cargo completo do executivo da marca] Os primeiros casos de aplicações 5G voltadas para o grande público devem começar a aparecer nos próximos dois meses. É o que acredita o general manager e presidente da Lenovo ISG na América Latina, João Bortoni. Em conversa com Mobile Time durante as comemorações de 30 anos da linha ThinkPad nesta quinta-feira, 13, o executivo explicou que isso ocorrerá depois da passagem do primeiro momento das instalações de antenas de rede de quinta geração móvel.

Para Bortoni, o 5G está “em um momento crescente”. Acredita ainda que muitas dessas soluções serão usadas com naturalidade pelos consumidores, mas a vantagem será que muitas das aplicações funcionarão em tempo real, dando uma melhor experiência ao usuário.

Paralelamente, Bortoni acredita que a Lenovo fará parcerias com empresas que desenvolvem redes privativas e que precisam de análise de dados e computação na borda em suas operações. Sem poder dizer seus nomes, o presidente da fabricante citou setores de manufatura, serviços, além de parceiros de canais que levam as soluções da Lenovo na ponta.

Metaverso

Bortoni também explicou que observa as movimentações do metaverso e pretende ver como o mercado “se comporta”, em especial na demanda dos servidores. Com a troca de dados que será necessária para criar os metaversos, e o tráfego de dados de usuários e seus gêmeos digitais, muitas empresas começam a considerar o modelo de nuvem que adotarão nesta criação: híbrida, pública ou privada.

No caso da Lenovo, a companhia oferece produtos e serviços para empresas que trabalham com estrutura de nuvem e armazenamento próprios, mas também aos cloud service providers (CSPs). Portanto, Bortoni acredita que caberá à estratégia de cada player entender o que fica na nuvem ou on premise.