A Ericsson, a TIM e a Associação Itajubense de Inovação e Empreendedorismos (Inovai) firmaram uma parceria para disponibilizar soluções de Internet das Coisas (IoT) para startups e alunos da graduação e de mestrado da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), cidade a 445 km de Belo Horizonte. O projeto tem como intuito criar  soluções em Narrow Band IoT (NB-IoT) para serem usadas na saúde, indústria, cidades inteligentes e segurança.

Em cada vertente, as equipes terão temas específicos para desenvolverem. Para cidades, os trabalhos serão voltados à medição de água, telegestão com desligamento e religamento remoto; monitoramento de parâmetros elétricos em linha de média tensão 13.8k e baixa tensão; e capacidade de telegestão para iluminação pública em conectores NEMA 3 (Fluorescentes Liga-Desliga) e NEMA 7 (LED dimmerizavel).

Em segurança, os times criarão rastreadores com GPS extra-low power com medição de temperatura e acelerômetro para aplicação na área de logística, segurança pessoal e automotiva. Na indústria, o desenvolvimento tem como foco medidores elétricos para uso em subestações e painéis fotovoltaicos (tensão, corrente, frequência e potência). E, em saúde, os trabalhos serão direcionados para criação de um holter (medidor de batimentos cardíacos, oxímetro e barômetro) para telemedicina.

A ativação dos módulos de IoT será feita pela rede comercial 4G da TIM com auxílio da plataforma na nuvem da Ericsson, IoT Accelerator. Por sua vez, a Inovai fará a supervisão dos projetos.