[Matéria atualizada em 08/11/2021, às 22h06, com posicionamento da Anatel] A Fly Link, vencedora do lote H42, ou seja, de um bloco de 200 MHz da faixa de 26 GHz, desistiu de pagar R$ 900 mil pelo uso da frequência. Nesta segunda-feira, 8, a empresa enviou à Anatel uma petição formalizando a sua desistência.

“Ocorre que a referida proposta foi elaborada considerando um contexto no qual a Fly Link se sagrasse vencedora nos demais lotes em que concorreu (lotes C8, ou seja, bloco de 80 MHz da faixa de 3,5 GHz regional, e F8, que é um bloco de 40 MHz da faixa de 2,3 GHz). Como isso não ocorreu, torna-se inviável desenvolver um plano de negócios contemplando apenas o lote H-42, pois o referido lote refere-se a uma tecnologia incipiente e com mercado ainda muito restrito”, diz a empresa em comunicado.

Em conversa com Mobile Time na última sexta-feira, 5, José Neto, sócio administrativo e financeiro da Fly Link, explicou que a empresa precisaria rever seu modelo de negócios, uma vez que não tinha conseguido arrematar blocos das faixas de 3,5 GHz e 2,3 GHz, e que a estratégia da empresa no leilão se baseava nos três blocos.

“Existe uma expectativa de que no próximo ano haverá um novo leilão do 5G, e caso isso de fato se materialize, a Fly Link irá analisar as frequências que serão ofertadas pela Anatel, e eventualmente poderá participar do novo certame”, completa em seu comunicado.

A Fly Link tem sede em Uberlândia e seria uma das seis novas empresas a utilizar a frequência móvel – neste caso, a de 26 GHz – junto com Brisanet, Cloud2U, Consórcio 5G Sul, Neko e Winity (Grupo Pátria). Agora, são cinco novas entrantes.

A frequência

No segundo dia do leilão de 5G, TIM, Claro, Vivo, Algar Telecom, Neko e Fly Link arremataram lotes da faixa de 26 GHz. Ao todo, as empresas ofereceram R$ 351,35 milhões pelos lotes.

Procurada por Mobile Time, a empresa não quis comentar ou confirmar a informação de que um parceiro investidor teria desistido do negócio.

Anatel

Em comunicado oficial, a Anatel informou que, seguindo as regras propostas no edital, o lote H-42 está deserto, uma vez que não houve proposta adicional a ele.

“Nos termos dos itens 7.1.4 e 11.2 do edital, a desistência de participação da proponente em qualquer dos potes implica a execução da Garantia de Manutenção da Proposta e aplicação de multa de 10% sobre o preço ofertado em sua proposta vencedora”, afirmou a agência.