Com o martelo do leilão do 5G já batido, agora o Ministério das Comunicações (MCom) deverá passar o chapéu à procura por investimentos estrangeiros em tecnologia no Brasil – ainda que isso signifique convencer a União Europeia de que o governo brasileiro pretende usar este potencial na preservação do meio ambiente.

“Estamos buscando empresas de inovação globais para investir no Brasil. Vou para Glasgow mostrar como a tecnologia vai trazer mais preservação ao meio ambiente. Teremos condição de monitorar melhor a situação da Amazônia e chegar lá rapidamente. Poderemos fazer isso com máquinas e não com pessoas. Por isso, vamos buscar parceiros lá fora”, afirmou o ministro das Comunicações, Fábio Faria, no Futurecom Digital Week, nesta segunda-feira, 8.

Faria viajará para a Escócia no próximo dia 10, junto a uma delegação do MCom, onde acontece a COP-26 (Conferência das Nações Unidas para a Mudança do Clima), que reúne os principais chefes de Estado do mundo inteiro. Na agenda, o ministro deve falar com investidores sobre os potenciais do 5G e dar “boas notícias”, pois, segundo ele, “há muita notícia ruim sobre o País lá fora”. “Quero falar que o 5G trará muitos empregos e oportunidades, e que não se trata de trocar homens por máquinas”, completou.

No mesmo evento, o secretário das telecomunicações, Artur Coimbra, destacou a parceria entre o Brasil e os países da União Europeia. “O 5G abre novas portas de colaboração. Esperamos que nossa energia de empreendedorismo possa contribuir com o desenvolvimento europeu”, disse.