O presidente da Mastercard no Brasil e Cone Sul, João Paro Neto, afirmou que a companhia tem “apetite e caixa” para investir em diversos segmentos importantes, como empresas de inteligência artificial e experiência do usuário. Em relação aos recentes investimentos do segmento de atendimento, o executivo afirmou a fala de praxe do mercado que “estão observando todas as oportunidades”. Mas ressaltou a vontade de a empresa investir.

“Analisamos uma quantidade enorme de empresas. Seja como compra, parceria ou aporte. E temos feito, sim, vários investimentos em segurança e IA, vários investimentos em B2B. Olhamos muito na área de Multirail (múltiplos meios de pagamentos). Olhamos em todos os segmentos”, disse Paro Neto. “Atuamos em todas essas áreas. E, sim, estamos atentos a isso (IA e atendimento) com muito apetite e muito dinheiro para investir. Mas nossa dificuldade não é em oportunidade, mas a capacidade de encontrá-las”, completou.

2020-2021

Paro Neto falou ainda sobre as expectativas da empresa para o mercado de meios de pagamentos eletrônicos para 2021, além dos dados de 2020. Para este ano, há uma expectativa de queda de 4% no PIB nacional, mas crescimento do mercado de pagamentos em até 11%, puxado por pagamentos nos cartões de débito e pré-pago. Para 2021, a expectativa é de um crescimento do PIB de até 4% e crescimento de até 18% em transações no crédito e de 80% no pré-pago.

Pelo lado da Mastercard, o executivo indicou que a companhia chegará a 100 milhões de transações tokenizadas até o final do ano, um aumento de 25 vezes em comparação a 2019. Além disso, a empresa obteve um crescimento de 90% em compras no e-commerce e de 25% na Black Friday de 2020, ante 2019: “Isso mostra a resiliência da indústria para mostrar que tenho a opção de pagamento que o consumidor precisa”, disse o presidente da bandeira.