Os videogames e as mídias interativas (ou o entretenimento em realidades virtual, aumentada e mista) atingiram a marca de US$ 120,1 bilhões em vendas em todo o mundo durante 2019, um novo recorde para o setor. De acordo com a Agência Francesa do Videogame (AFJV, na sigla em francês), a indústria em questão cresceu 4% em um ano sem lançamentos significativos como um Fortnite, por exemplo. O principal destaque são os jogos móveis, cuja participação nas vendas ficou em US$ 64,4 bilhões ou cerca de 54% do total.

Entre os jogos com maior receita, Fortnite ficou em primeiro lugar pelo segundo ano consecutivo, gerando US$ 1,8 bilhão no ano passado. A popularidade duradoura do game pode ser parcialmente atribuída a promoções cruzadas com sucessos de bilheteria como Avengers, Stranger Things ou Star Wars.

A receita do XR – ou seja, das mídias interativas de realidade aumentada, realidade virtual e realidade mista – aumentou 26%, para US$ 6,3 bilhões em 2019, graças a novos dispositivos lançados, como o Oculus Quest.

E os jogos para PC renderam US$ 29,6 bilhões e os de consoles US$ 15,4 bilhões.