A Nokia informou já ter assinado contratos comerciais para desenvolvimento do 5G em todo o mundo. Desse total, 18 redes já estão ativas. Considerando outros acordos envolvendo a quinta geração, como testes, pilotos ou demonstrações, já são 100 as operadoras trabalhando ao lado da fornecedora.

Entre os grupos com contratos já vigentes estão AT&T, Sprint, T-Mobile e Verizon nos Estados Unidos; Korea Telecom, LG Uplus e SK Telecom na Coreia do Sul; NTT DOCOMO, KDDI e SoftBank no Japão; Vodafone na Itália; O2 no Reino Unido; Optus e Vodafone Hutchison na Austrália; Elisa e Telia na Finlândia; a operadora Du nos Emirados Árabes; e STC e Zain na Arábia Saudita.

“Temos mais de 350 clientes em 4G, mas esses primeiros 63 clientes 5G já representam cerca de dois terços do nosso negócio global de redes de acesso por rádio em um ano típico”, revelou o presidente da área de redes móveis da Nokia, Tommi Uitto. “Além disso, tais contratos – nos mercados pioneiros mais importantes, em bandas baixa, média e alta e com arquiteturas de redes tradicionais e de nuvem – nos proporcionam experiências preciosas e insights para o benefício do resto do mundo. É um ótimo começo”, prosseguiu o executivo.

De acordo com a Nokia, mais de 60% das operadoras com contratos comerciais optam por adquirir mais do que apenas a tecnologia de rádio. A partir de elementos de core, a empresa espera ajudar a habilitar outros serviços como network slicing, nuvem distribuída e Internet das Coisas industrial.

América Latina

No Brasil, a TIM tem parceria com a Nokia nos testes de 5G na cidade de Campina Grande (PB). A fornecedora também atuou na rede comercial lançada pela estatal uruguaia Antel no departamento de Maldonado, além de ter fechado seu primeiro contrato de fim a fim na região com a Setar, que atua em Aruba, no Caribe.