A TIM anuncia o lançamento de um laboratório 5G em Campina Grande/PB. Trata-se do primeiro do Nordeste e foi desenvolvido em parceria com o Núcleo de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Tecnologia da Informação, Comunicação e Automação (Virtus), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), e a Nokia. O TIM 5G Living Lab, como é chamado o projeto, usa a nova tecnologia em rede real da operadora e, para realizar as demonstrações, precisou de licença específica da Anatel. Na próxima sexta-feira, 18, o público poderá conferir aplicações conectadas à rede de quinta geração nos segmentos de saúde, educação, construção civil, indústria, entre outros.

Segundo a operadora, o novo laboratório tem como foco a criação de soluções e inovação tecnológica em projetos de pesquisa e desenvolvimento nas áreas de software e automação.

As demonstrações

As demonstrações realizadas no espaço montado no campus da UFCG ao público serão as seguintes:

Construção Civil: no estande da CASE Construction Equipment, uma das marcas da CNH Industrial, será apresentada uma retroescavadeira conectada à rede 5G. A 580N Wireless, que chegará ao mercado em breve, possui tecnologia que permite que todos os comandos da máquina sejam feitos de um tablet, que pode ser posicionado em diferentes lugares da máquina, mas também retirado e comandado pelo operador à distância. Com o dispositivo móvel é possível acionar todos os comandos que seriam exibidos num painel de controle da máquina: ignição do motor, rotações do motor, horímetro, velocidade em km/h, nível de óleo, nível de combustível, pressão de óleo, luzes de trabalho, ar-condicionado, buzina, pisca-alerta, rádio, limpador de para-brisa, entre outros. Em um futuro próximo, a máquina conectada vai desempenhar diversas atividades de forma remota, telecomandada e autônoma.

Saúde: a TIM fará uma demonstração do VR Fisioterapia. A aplicação em realidade virtual foi desenvolvida em parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein e auxilia pacientes com limitações físicas e neurológicas. Com a solução, o fisioterapeuta tem acesso a uma interface que possibilita a criação de exercícios personalizados, podendo ser ajustados em amplitude, velocidade, objetivo e duração, de acordo com a necessidade de cada um. O paciente pode realizar os exercícios repetitivos em plataforma gamificada, tornando a atividade mais motivadora. A solução é uma parceria com o instituto Sidia.

Educação: aplicação da realidade aumentada permite o compartilhamento de conteúdo multimídia em grandes volumes por meio da tecnologia Multi-Access Edge Computing (MEC), uma parceria com o VIRTUS/UFCG.

Indústria: drones são usados para fazer inspeções e levantamentos remotos, com transmissão em tempo real de dados e imagens em 4K. A solução é uma parceria com a Neo Vision.

Casa Conectada: a proposta é mostrar como o Acesso Fixo sem Fio (FWA) será ampliado com o 5G. A demonstração, aqui, inclui vídeos em 4k e cloud gaming. O estande é uma parceria com Microsoft e Nokia.

Agronegócio: o espaço é uma parceria com a Logicalis, que mostrará soluções de detecção de pragas por análise de imagens e detecção de uso de EPIs, ambas baseadas em video analytics. Outra demonstração será uma aplicação de Internet das Coisas por meio de uma estação meteorológica, que possui sensoriamento detalhado com foco na coleta de dados massiva sobre o microclima das propriedades rurais.

Outras demonstrações

Este é o terceiro laboratório voltado à pesquisa e à aplicação da rede 5G da TIM. Em maio a operadora anunciou que faria três testes da tecnologia com a faixa 3,5 GHz. Em junho, começou demonstrações em Florianópolis. Em setembro, foi a vez da cidade de Santa Rita do Sapucaí (MG). Também em setembro, a TIM divulgou que testará 5G indoor no espaço Cubo, em São Paulo, e, neste mês, comunicou que iniciará degustações da rede de quinta geração em lojas. A primeira delas a receber a demonstração foi a do Shopping Ibirapuera.