A Pulsus, uma empresa de gestão de dispositivos móveis, alcançou recorde de 90 mil licenças em 2019 e pretende chegar a 100 mil nos próximos meses. Criada em 2015 como um spin-off da gaúcha MDM Solutions, a companhia tem presença em nove países na América Latina e Caribe, 500 clientes ativos e 87 mil celulares sob sua gestão.

“Queremos chegar aos 100 mil dispositivos pagantes. Há muitos setores no Brasil sem tecnologia mobile. Hoje em dia estamos em franca expansão, com a entrada 20 novas empresas por mês”, afirmou Vinícius Boemeke, cofundador e diretor geral da Pulsus. “Nossos próximos passos estão focados no crescimento do nosso negócio no mercado brasileiro e na consolidação da nossa internacionalização para 2020. Tanto que saímos de uma sede de 170 metros quadrados para 1 mil metros quadrados”.

Entre os clientes que a companhia possui estão Ambev, Grupo Pão de Açúcar e Raízen. Desses, a Ambev foi o primeiro cliente e chegou a 10 mil aparelhos geridos no final de 2016. Mas Boemeke disse que atende também pequenas companhias com menos de dez handsets em sua operação.

O executivo afirmou que o crescimento deu-se principalmente com o “boca a boca”, uma vez que a companhia investiu pouco em marketing e comunicação nos primeiros anos. Explicou que o churn é baixo, com a maioria das empresas optando por ficar na Pulsus: “Demorou quase dois anos para ter a primeira saída. Quando acontece, é migração (fusão) de marca ou falência”.

Cases

Mais recentemente, a empresa começou a atuar com clientes dos segmentos de transporte, saúde e agricultura. Em saúde, a Pulsus passou a gerir os dispositivos de gestão de prontuários e de comunicação entre enfermeiros do Hospital Real Português, em Recife; em transporte, o cliente é a Translovato que automatizou a instalação, a atualização e o acompanhamento de seus motoristas; e em agricultura, a firma de Gestão de Dispositivo Móvel (MDM na sigla em inglês) ajudou a Sementes Roos a gerir a instalação de apps em celulares corporativos.

Operação

Entre as soluções que a Pulsus oferece estão: plataforma web e app Android e iOS para gestão; controle remoto da instalação de apps; modo motorista para bloquear o celular quando o motorista dirige; bloqueio do smartphone por horário; geolocalização e rastreamento de dispositivos; análise de consumo de dados e da saúde do dispositivo.

Um diferencial da companhia é o apoio da Nextel, uma vez que a operadora indica a Pulsus para seus clientes corporativos que necessitam de MDM.

Modelo de negócios

O modelo de negócio é diferente dos demais players de MDM do mercado. Há o modelo tradicional de um para um, ou seja, um valor para cada licença de dispositivo; assim como a cobrança por ‘pico de dispositivos’, com o cliente pagando até um número estipulado de dispositivos ativos.

Outro diferencial da Pulsus é que sua operação é toda baseada em software. A companhia não possui handsets ou linhas para ofertar a seus clientes. E 99,9% dos dispositivos gerenciados são Android, ante 0,01% iOS. Além disso, há mais de 40 fabricantes em mais de 300 modelos geridos pela Pulsus.