Gradativamente, escolas e universidades brasileiras começam a adotar tablets como interface para a distribuição de conteúdo didático para seus alunos, vide os exemplos do grupo Estácio e o recente anúncio do Ministério da Educação de edital para compra desses aparelhos. Diante dessa demanda do mercado, a desenvolvedora carioca Lumis, especializada em gestão de canais digitais, criou uma plataforma de distribuição de eBooks para iPad e tablets Android, que pode servir tanto a grupos educacionais quanto a editoras tradicionais de livros e revistas.

A solução, batizada de "Lumis eBook Suite", permite que o cliente crie seus próprios eBooks e inclua neles conteúdo interativo multimídia, como áudios e vídeos. A distribuição para os leitores é feita através de aplicativos móveis customizados para cada editora ou grupo educacional. É o próprio cliente quem gerencia quando e quais eBooks estão disponíveis em seu app e para qual grupo de pessoas. "O conteúdo é totalmente adaptável. Os capítulos de um livro didático podem ser enviados aos poucos conforme o andamento de cada aluno ou turma, por exemplo", explica o CEO da Lumis, André Matos. Em breve, será acrescentada uma funcionalidade colaborativa, que permitirá o compartilhamento de anotações entre estudantes.

Para editoras de livros ou revistas, a "Lumis eBook Suite" pode servir para a criação de uma espécie de livraria digital, onde são vendidas assinaturas de revistas ou títulos avulsos para tablets. Porém, se isso for feito por dentro do app, 30% da receita é retida pela Apple.

Todo o gerenciamento é feito via web, pois a solução fica hospedada nos servidores da Lumis. O produto é vendido como um serviço.

México

A ideia da "Lumis eBook Suite" nasceu a partir de uma experiência da desenvolvedora com o grupo educacional Santillana, do México. O grupo contratou a Lumis para levar o conteúdo de seu sistema de ensino para dentro do iPad dos alunos. O sistema do Santillana é usado por 235 escolas mexicanas, que somam mais de 65 mil estudantes.