A Apple confirmou o vazamento de parte do código-fonte do iOS no site GitHub. Em nota divulgada ao site da BBC, a companhia tratou de tranquilizar seus usuários. Na visão da empresa, a publicação dos algorimos não prejudica a segurança do OS, uma vez que a segurança dos iPhones e iPads não estão ligadas “ao segredo de seu código”.

Além de dizer que o sistema não foi violado, a Apple afirmou que encoraja seus usuários a manterem atualizado o iOS. Atualmente, a empresa norte-americana afirma que 93% de seus dispositivos mobile têm as versões mais novas do OS, iOS 10 e 11.

Ainda assim, a companhia pediu ao site GitHub para apagar a postagem de seu código-fonte. Vale lembrar, que o sistema operacional iOS tem seus algoritmos protegidos pela Apple, ou seja, ele não é um OS com código aberto como o rival Android.

Entende o caso

A linha de algoritmos do sistema operacional foi publicada no GitHub na última quinta-feira, 8. Com o nome “iBoot”, o código publicado é a parte que certifica uma inicialização (boot, em inglês) do OS com segurança. Em teoria, esta linha funcionaria apenas em dispositivos com o iOS 9 ou versões anteriores, mas, trechos dele podem ser usados no iOS 11