O GitHub anuncia o lançamento do GitHub Copilot X, cujo diferencial é a adoção do ChatGPT-4, da OpenAI. A ferramenta de desenvolvimento de softwares como um AI pair programmer (programação em par baseada em IA, na tradução) também ganha chat e voz, além de trazer o Copilot para as pull requests, linha de comando e ao docs para responder perguntas sobre projetos.

O GitHub Copilot X é uma evolução do GitHub Copilot, que usava o modelo Codex da OpenAI, um descendente do ChatGPT-3. O programa também mantinha os desenvolvedores no fluxo ao autocompletar comentários e códigos, ou seja, AI pair programmer. Em menos de dois anos depois do seu lançamento, o GitHub Copilot escrevia aproximadamente 46% dos códigos e ajudava as pessoas desenvolvedoras a programar até 55% mais rápido.

Uma interface de chat para o editor traz para a pessoa desenvolvedora facilidades por focar em diferentes cenários de desenvolvimento e se integra de forma nativa ao VS Code e Visual Studio. Assim, o Copilot não só sugere códigos como também reconhece o código escrito, quais mensagens de erro são mostradas e está embutido no ambiente de desenvolvimento (IDE).

A pessoa desenvolvedora tem em mãos uma análise e explicações sobre cada bloco de código e, assim, consegue resolver problemas mais rapidamente e gerar testes unitários e receber sugestões de correções dos bugs.

O chat do Copilot terá a tecnologia IA de programação por comando de voz, agora oficialmente chamada de Copilot voice, permitindo que desenvolvedores possam usar comandos verbais de linguagem natural.