Apresentação do app VEM CA em evento na Áustria no ano passado. (Foto: Joe&Karin Winter)

O fechamento dos espaços culturais por conta da pandemia gerou uma migração dos espetáculos e do público para o ambiente online. Festivais de cinema, peças de teatro e exposições de artes agora acontecem através de sites na web. Mas, infelizmente, ainda é difícil encontrar produções culturais digitais que garantam a acessibilidade do seu conteúdo para pessoas com deficiência. Um aplicativo móvel brasileiro promete ajudar nessa busca. Trata-se do VEM CA (Android, iOS), criado por Claudia Werneck e a equipe da Escola de Gente, uma ONG dedicada à inclusão.

A primeira versão do VEM CA foi lançada em setembro 2019 com o objetivo de mapear eventos culturais no Brasil inteiro que ofereçam uma ou mais dentre 12 diferentes acessibilidades: assento acessível; audiodescrição (guia acessível); banheiro acessível; elevador rampa; gratuidade; legenda; Libras; Libras tátil; linguagem simples; piso tátil; visita tátil; e publicações acessíveis. A busca no app permite cruzar o tipo de acessibilidade, o tipo de evento, a cidade e a data.

“Criamos uma solução que serve de ponte entre quem oferece cultura acessível e quem precisa de acessibilidade”, resume Werneck, em conversa com Mobile Time.

 Em 15 meses de operação, o VEM CA contabilizou 15 mil usuários e listou mais de 500 eventos culturais de mais de 200 produtores.

Nova versão

Com a pandemia, o projeto precisou ser reinventado. A primeira decisão foi mapear também eventos culturais online com quatro acessibilidades fundamentais: libras online; audiodescrição online; linguagem simples online; e legenda online. 

Além disso, está no roadmap a inclusão de um cadastro aberto de profissionais e de empresas prestadores de serviço de acessibilidade, como: tradutor de Libras; arquiteto com experiência em projetar rampas; profissional especializado em instalação de piso tátil; especialista em legendas para mundo online e presencial; audiodescritor; guia para visita a cenários; profissional de TI para site com acessibilidade etc.

Triad Systems

 Para cuidar de todo o desenvolvimento do VEM CA a partir de agora foi fechada uma parceria com a Triad Systems. Paralelamente, está sendo constituído um comitê de ideação estratégico, que vai avaliar todas as ideias para o app e a viabilidade de cada uma. A Triad terá um assento no comitê, que contará também com representantes de universidades e de pessoas com deficiência.

“É uma parceria que vai além da tecnologia: queremos ajudar a pensar o que pode ser feito com a tecnologia para a acessibilidade. É um aprendizado para a gente também”, comenta Ricardo Arguelhes, diretor de novos negócios da Triad Systems.