A Bose, empresa conhecida por suas tecnologias de áudio, amplia seus horizontes para outro segmento: a realidade aumentada (AR). A companhia informou nesta sexta-feira, 9, durante o primeiro dia da SXSW, nos Estados Unidos, que está investindo em start-ups do segmento e que pretende lançar, em breve, uma plataforma de áudio em realidade aumentada, o Bose AR.

Em publicação no seu blog, o Bose Ventures explicou que, similar à realidade aumentada visual, que adiciona uma camada extra para a visão do mundo real, o Bose AR trará uma camada extra à audição. No entanto, a divisão de investimento da empresa afirmou que a ideia do Bose AR é que não seja apenas um dispositivo, mas uma plataforma que englobe outros aplicativos, fones de ouvido, óculos e até capacetes.

Para tanto, eles separaram US$ 50 milhões para injetar capital em firmas que trabalham com tecnologias relacionadas ao ecossistema. O programa começa com parcerias com os aplicativos Trip Advisor, Asics Studio, Strava, Tune IN e Yelp. Além disso, um SDK (kit de desenvolvedor) estará disponível no fim deste semestre.

A ideia da Bose é que a pessoa possa “ouvir aquilo que ela vê”. Para isso, o usuário precisará de um produto compatível com o Bose AR, um smartphone e um aplicativo habilitado para a tecnologia de AR da companhia.