Nos EUA, o usuário de smartphone Android é mais fiel ao sistema operacional do que aquele com iPhone. É o que informa um estudo feito pela Consumer Intelligence Research Partners (CIRP) divulgado no site Tech Crunch. 91% dos donos de Android que compraram um smartphone novo em 2017 nos EUA optaram por continuar com a plataforma do Google. Entre os donos de iPhone que trocaram de aparelho no ano passado, 86% escolheram um novo iPhone.

Na análise da CIRP, os altos percentuais de fidelidade e a grande penetração de smartphones nos EUA indicam que as bases de consumidores móveis já estão meio que definidas: quem se adaptou a um sistema operacional prefere continuar com ele, inclusive por uma questão de comodidade ou de praticidade. Neste novo contexto, Apple e Google vão procurar cada vez mais rentabilizar as suas respectivas bases com a oferta de serviços, como streaming de música, armazenamento de dados na nuvem etc.

Cabe ressaltar que a diferença de preço médio entre smartphones dos dois sistemas operacionais provavelmente Impacta nesse resultado. Uma fração razoável dos usuários fiéis do Android talvez o sejam por questões financeiras, já que seus aparelhos têm preços mais acessíveis.

Outra informação que precisa ser levada em conta é a diferença de tamanho entre as duas bases de aparelhos. Como há muito mais Android, a quantidade de usuários do sistema do Google que trocam para iPhone é muito maior que o contrário, em números absolutos.