O avanço do 5G vai servir como vetor de aceleração do Wi-Fi 6E, prevê o presidente da Cisco no Brasil, Ricardo Mucci, em conversa com Mobile Time durante o Mobile World Congress, na semana passada, em Barcelona. As altas velocidades experimentadas no 5G estimularão aplicações que precisarão manter a qualidade quando o usuário estiver dentro de redes Wi-Fi. Além disso, há o interesse das operadoras móveis em promover o offload de tráfego, o que pode acontecer de maneira transparente para o usuário final através do open roaming.

A Cisco começou a produzir equipamentos com Wi-Fi 6E no Brasil este ano. Segundo Mucci, todos os novos projetos no País já são com esse novo padrão. A penetração no parque de dispositivos nas mãos dos usuários finais, por sua vez, acontecerá aos poucos. Vale lembrar que os principais fabricantes de chipsets já criaram modelos compatíveis com Wi-Fi 6E.

Mucci elogiou o Brasil por ter destinado a faixa de 6 GHz inteira para o Wi-Fi. “O Brasil sai na vanguarda com esse tipo de decisão, que considero extremamente acertada. As faixas de 2,4 GHz e 5 GHz estão totalmente tomadas, a primeira com 13 canais e a segunda com 24. A última liberação de 5 GHz aconteceu em 2003”, recorda Mucci.

Redes privativas

A Cisco também quer atuar no segmento de redes privativas corporativas, apoiando com soluções na nuvem para virtualização de elementos da rede 5G. No entendimento da companhia, a tecnologia móvel é adequada para projetos em ambientes externos, especialmente em setores como mineração, óleo e gás. Já em ambientes internos, sua aposta continua sendo no Wi-Fi.

Fórum de Operadoras Inovadoras

Giuseppe Marrara, diretor sênior de políticas públicas da Cisco, participará de um painel sobre modelos de negócios para redes Wi-Fi no 6º Fórum de Operadoras Inovadoras, evento organizado por Mobile Time e Teletime que acontecerá nos dias 22 e 23 de março, no WTC, em São Paulo. Ele terá a companhia de Luciano Saboia, diretor de pesquisa e consultoria de telecom para América Latina da IDC; Jonas Trunk, CEO da Linktel; e Rafael Albuquerque, CEO da Zoox Smart Data. A agenda atualizada e mais informações estão disponíveis em www.operadorasinovadoras.com.br