A Apple lançará um aplicativo exclusivo para música clássica. A novidade estará disponível na App Store no dia 28 de março.

O catálogo do Apple Music Classical, como foi batizado, incluirá mais de cinco milhões de faixas exclusivas e milhares de álbuns exclusivos. Muitas peças clássicas tiveram várias versões e interpretações gravadas e lançadas, mas a Apple diz que o aplicativo independente oferecerá “metadados completos e precisos” e a capacidade de “pesquisar por compositor, obra, maestro ou mesmo número de catálogo”, de acordo com um comunicado.

A empresa está atrasada em lançar um app com foco em música clássica, cuja meta era até o final do ano passado. Vale lembrar que a Apple adquiriu o serviço de música Primephonic em 2021.

O acesso ao aplicativo vem incluído com uma assinatura padrão do Apple Music.

O Apple Music Classical transmitirá até 192 kHz/24 bits de alta resolução sem perdas, e a empresa diz que incluirá “milhares” de gravações de áudio espacial. Como o Primephonic, ele oferecerá metadados clássicos completos e precisos e será possível pesquisar por compositor, obra, maestro ou mesmo número de catálogo e encontrar gravações específicas.

Vale notar que não haverá uma versão nativa do aplicativo para iPad, e a Apple confirmou para o site The Verge que o Apple Music Classical não incluirá downloads offline no lançamento.

Apesar de ser exclusivo para iOS, a Apple diz que lançará “em breve” a versão para dispositivos Android.