Uma das principais novidades desta semana no mercado brasileiro de conteúdo móvel foi o lançamento do blah. Poderia ser apenas mais uma tentativa de concorrer com WhatsApp e afins, não fosse o fato de ter sido criado por uma operadora móvel, no caso, a TIM.

Na verdade, blah é muito mais que um app de mensagens instantâneas. Trata-se de um centralizador de todos os tipos de comunicações móveis do usuário. Funciona como agenda de contatos; agrega toda a troca de mensagens de texto (SMS) e de mensagens instantâneas pelo blah em um único ponto; possui um discador para chamadas telefônicas; e permite a realização de ligações VoIP para uma pessoa ou em grupo e também vídeochamadas, além da troca de arquivos digitais armazenados no aparelho. Ou seja: faz praticamente tudo, só não inclui as mensagens de outros apps de bate-papo, por questões óbvias. Pode ser visto como uma mistura de WhatsApp com Skype e com o Contatos+ (app de agenda e discador).

Merece destaque o visual do aplicativo: é simples e estiloso. A forma como os contatos são organizados na agenda privilegia a TIM. São quatro grupos, cada um marcado com uma cor distintiva em um círculo em torno da foto: 1) pessoas que têm linha da TIM aparecem com um círculo azul claro; 2) com TIM e o app do blah instalado, azul escuro; 3) apenas com blah instalado mas linha de outra operadora, cinza; 3) demais contatos, branco. Isso torna o blah bastante útil para assinantes pré-pagos da TIM, que veem valor em saber se os amigos são da mesma operadora, o que barateia os custos de ligações.

Testei uma vídeochamada e ela funcionou bem, a partir de um Wi-Fi de 35 Mbps no qual estava conectado. É preciso verificar se a compressão aguenta conexões menos velozes sem prejudicar a comunicação.

Um ponto que pode ser melhorado é o envio de arquivos de vídeo dentro de conversas. Atualmente os arquivos não estão sendo comprimidos, o que pode tornar a transferência um pouco demorada. De toda forma, isso pode ser bom quando o intuito é entregar o vídeo com qualidade máxima, o que não é a intenção na maioria das vezes. Poderia haver uma opção de comprimir ou não o vídeo. Outros apps, como WhatsApp, oferecem essa possibilidade.

Em suma, blah tem tudo para conquistar os usuários pré-pagos da TIM. Talvez comecem usando-o por conta da agenda e, pouco a pouco, vão descobrir as outras funcionalidades. Seu sucesso como app de mensagens instantâneas, contudo, vai depender da adesão de usuários de outras operadoras, pois ninguém tem amigos apenas na TIM.

Download na App Store

Download na Google Play