A Embratel anunciou nesta terça-feira, 9, um investimento de R$ 30 milhões para a construção de infraestrutura de computação na borda (edge computing) em 16 pontos do País. Utilizando a capilaridade de ativos já existentes na Claro Brasil (Grupo América Móvil, que controla Claro, Embratel e Net), a empresa vai instalar soluções em algumas capitais durante a primeira fase do projeto, adicionando os pontos restantes em outras localidades até o final do ano.

São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Vitória, Manaus, Belém, Brasília, Goiânia e Recife serão as primeiras cidades a receber a infraestrutura, que também será instalada pela Embratel em Pernambuco. O aporte de R$ 30 milhões deve ser alocado preferencialmente em plataformas Openstack, orquestradores, hardware de servidores, processamento, segurança e comunicação entre os pontos.

Conforme apontado por Teletime na semana passada, pelo menos dois outros grupos de telecom estão fazendo testes com fornecedores para habilitar suas estratégias de edge computing. O objetivo é reduzir a latência de serviços de conectividade ao trazer o poder computacional para mais perto da “borda” onde a informação é consumida pelo cliente.

“O uso do edge computing beneficia negócios que precisam de serviços com baixo tempo de resposta, como o agronegócio. Nos projetos já desenvolvidos pela Embratel no segmento, o tempo de resposta na comunicação com as equipes melhorou expressivamente”, explica o diretor executivo de soluções digitais da empresa, Mauro Rachid. A operadora também citou os segmentos financeiro e de saúde como possíveis alvos.