O 5G impulsiona as vendas de banda larga da Unifique. O número de ativações mensais mais que dobrou, de 60 para 150, após cinco meses do lançamento da operação piloto de rede 5G standalone da operadora regional na cidade de Garuva, em Santa Catarina. A informação foi dada por Jair Francisco, diretor de mercado da Unifique, durante o Fórum de Operadoras Inovadoras 2024, realizado em conjunto por Mobile Time e Teletime, nesta terça-feira, 9.

Durante um ano completo de rede residencial, anterior à construção da própria rede 5G, a empresa tinha uma baixa participação no mercado na cidade, registrando 12% de share. Com a venda de planos combinados de celular e banda larga fixa por fibra óptica, houve um crescimento de 11 pontos percentuais desde novembro de 2023, subindo para 23%.

De acordo com Francisco, Garuva faz parte de um conjunto de três cidades onde a Unifique construiu a rede de quinta geração – partindo de um planejamento iniciado há quase dois anos. Já na segunda cidade, Timbó/SC, a participação de mercado em relação à base de assinantes da Internet fixa da companhia é de 90%.

Há cerca de três meses, foi encontrado um provedor local para se tornar parceiro e poder ofertar um combo para venda. No primeiro mês de lançamento, foram registradas 750 ativações. A Unifique tem crescido de forma mensal em aproximadamente 1,5%. O executivo espera que, em 20 meses, possa chegar a 20% de market share – considerando um número saudável para a sua operação.

Em relação à terceira e última cidade do planejamento, Guarituba/SC está em operação piloto e com previsão de lançamento para o próximo mês.