| Publicada originalmente no Teletime | O processo de identificação de novas operadoras 5G pelas fabricantes de smartphones ainda tem representado um desafio para as empresas que estão ingressando no mercado móvel.

O aspecto foi abordado pelo diretor de estratégia da Unifique, Jair Francisco, em conversa com Teletime durante o Fórum das Operadoras Inovadoras 2024, realizado em parceria com Mobile Time em São Paulo nesta terça-feira, 9. “O código PLMN da operadora precisa estar nos fabricantes. Senão, quando o celular é ligado ele reconhece apenas as redes das grandes operadoras”, explicou.

O PLMN ID (do inglês Public Land Mobile Network Identifier) é um recurso usado globalmente para identificar uma rede de comunicação móvel ao qual um determinado usuário esteja associado. Para garantir tal identificação, explica Francisco, as empresas entrantes precisam estabelecer diálogo e garantir homologação junto as fabricantes dos aparelhos.

No caso da Unifique, conversas seguem em andamento com players relevantes como Apple, Motorola e Xiaomi, ao passo que a Samsung se tornou a primeira a permitir o reconhecimento.

Mas mesmo neste caso, celulares da sul-coreana nas lojas sem a atualização mais recente no Android (de novembro do ano passado) precisariam de um update manual – pelo lojista ou pelo cliente – para que a nova rede seja identificada.

A Unifique vê este como um dos obstáculos para o início de sua operação móvel, que está em fase piloto em algumas cidades de Santa Catarina. Neste ano, a operadora tem uma meta de 100 mil chips comercializados, além de ver impacto positivo da chegada do serviço na sua vertical de banda larga.