A Opera, empresa de tecnologia conhecida por seu browser homônimo, lançou o aplicativo Opera VPN (iOS) nesta segunda-feira, 9. Entre suas principais funções estão a remoção de ad trackers no iPhone ou iPad, e o acesso redes de cinco países (Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Cingapura e Holanda) sem limite de dados no app.

Com o mote “libere a web de graça”, a ideia da companhia é que pessoas que tenham restrição às redes sociais e sites de streaming possam acessar através do novo serviço de VPN – Virtual Private Network ou Rede Privada Virtual, que permite acessar remotamente aplicações por meio de uma rede privada ligada a uma rede pública.

O Opera VPN é o primeiro aplicativo gratuito de VPN da companhia. Ele utiliza tecnologia da SurfEasy  e possui versões em cinco idiomas: inglês, árabe, francês, alemão, indonésio, japonês, russo, espanhol e português. Ainda não há previsão de um app para Android.

Análise

Com os recentes bloqueios do WhatsApp no Brasil impostos pela Justiça da Comarca de Lagarto (SE), os acessos para aplicativos VPN tornaram-se opção para usuários continuarem conectados ao app de conversas instântaneas. Portanto, um aplicativo como Opera VPN poderia facilitar o acesso do brasiliero durante esses bloqueios, uma vez que acessaria o WhatsApp por redes internacionais.