Google Lens

O Google anunciou que o recurso Google Lens estará disponível em português até o final de maio. A tecnologia causou frisson durante a apresentação na maratona de conferências para desenvolvedores. Num primeiro momento, ela será integrada às câmeras dos celulares Android LGE, Motorola, Xiaomi, Sony Mobile, HMD/Nokia, Transsion, TCL, OnePlus, BQ, Asus e Google Pixel. Com isso, o usuário poderá reconhecer objetos copiar textos, entre outros recursos.

Combinação de estilos

Gostou de uma roupa? Ficou interessado em conhecer outras que combinem com esse estilo? Com o Style Match, se um item de decoração ou vestimenta chamar a atenção, o usuário de Android poderá abrir o Lens e não apenas obter informações sobre esse item específico, como resenhas, mas ver outros objetos com estilo semelhante.

Reconhecimento de textos

Ao olhar o cardápio de um restaurante, será possível acionar a câmera do smartphone e apontá-la para o nome de um prato. O Google se encarrega de apresentar imagens, receitas e informações sobre aquela comida, por exemplo. Uma boa solução para alérgicos a alimentos, por exemplo, ou apenas curiosos que queiram reproduzir a receita em casa. Para realizar essas tarefas, o Lens precisou ganhar não apenas reconhecimento de forma de letras, mas, principalmente, informações sobre o significado e o contexto daquela palavra.

A ferramenta também permite a cópia de um texto físico para ser colado no celular. Receitas, códigos de vale presente ou senhas de Wi-Fi foram os exemplos dados pela empresa norte-americana.

Lente em tempo real

Para finalizar os recursos do Google Lens, a lente do smartphone funcionará em tempo real. Ou seja, ela será capaz de apresentar informações de forma proativa, instantânea e ancorá-las às coisas que você vê. Basta apontar a câmera para um objeto ou coisa para obter informações a respeito. Isso só é possível com o aprendizado de máquina de última geração, usando inteligência no dispositivo e TPUs em nuvem, para identificar bilhões de palavras, frases, lugares e coisas em frações de segundos.