Recurso ajudará na identificação dos nomes de medicamentos em receitas (Imagem: divulgação)

O Google está trabalhando em uma ferramenta capaz de decodificar receitas médicas utilizando inteligência artificial (IA) e  aprendizado de máquina. O anúncio foi feito nesta segunda-feira, 19, em sua conferência anual realizada na Índia.

O recurso, sem data para lançamento, poderá ser utilizado por meio do Google Lens (Android). Será preciso tirar uma foto do documento ou fazer o upload do arquivo. Os algoritmos, que estão sendo desenvolvidos em conjunto com farmacêuticos, identificam nomes de medicamentos escritos à mão, além de trazer informações sobre os mesmos – para que servem, como usar, efeitos colaterais, entre outras.

Em comunicado, o Google destacou que se trata de uma tecnologia assistiva, para ajudar na digitalização de documentos médicos manuscritos. “Nenhuma decisão será tomada exclusivamente com base no resultado fornecido por essa tecnologia”, escreveu.

IA para línguas indianas

Durante a conferência, o Google também revelou que está trabalhando no projeto Vaani, com objetivo de coletar e transcrever dados das variações linguísticas dos idiomas falados em todos os 773 distritos da Índia. As informações serão disponibilizadas gratuitamente para qualquer desenvolvedor de soluções linguística no país, para que a tecnologia possa refletir a diversidade local.

Os pesquisadores do Google na Índia estão desenvolvendo, junto a times globais, um modelo unificado que será capaz de processar mais de 100 línguas indianas, tanto na fala quanto no texto. Mais detalhes serão revelados nos próximos anos, de acordo com a companhia.