O Social Bank (Android, iOS) apresentou nesta quinta-feira, 9, a sua própria moeda virtual, o Social Coin. Baseada em blockchain e com lastro em bens de consumo e energia, é uma alternativa para o brasileiro enfrentar as altas de preços na compra de combustível e na energia elétrica com um mês de antecedência.

Em combustíveis, o usuário poderá trocar a moeda por litros de combustíveis em postos credenciados pela Social Pay por um período de 30 dias. Na conta elétrica, em formato similar, o consumidor pode usar a Social Coin para pagar o valor usando como base o kilowatt hora (KWh) do mês anterior.

Vale lembrar, o consumidor vem sofrendo com variações nos valores por intervenção no preço aplicado pela Petrobras às distribuidoras de combustível. E o usuário da rede elétrica paga a bandeira tarifária na conta de luz desde 2015 – o preço varia de acordo com a cor (verde, amarela ou vermelha), o que depende da produção de energia naquele período.

Disponibilidade

Pelo menos 1 mil postos de combustível aceitarão a moeda após o seu lançamento, em junho deste ano. Outras companhias que passam a aceitar a Social Coin são os restaurantes Taco Bell, KFC e Pizza Hut, além de empresas de mobilidade urbana ainda não identificadas. A fintech espera atrair mais parceiras até o final de 2019.

Serão emitidas 1 bilhão de moedas que poderão ser adquiridas por meio de transferência bancária para uma conta do Social Bank, 13 mil lotéricas, boleto bancário ou estabelecimentos credenciados.  Caso o usuário não utilize a moeda, o valor volta à sua conta após 30 dias.

A moeda ainda não tem preço oficial.