A fintech Social Bank (Android, iOS) apresenta o Social Bank Kids (Android, iOS ), solução que funciona como uma conta bancária virtual para crianças de 8 a 12 anos, porém compartilhada com seus responsáveis. A opção está inserida no app da empresa de serviços financeiros, porém dá plenos poderes aos responsáveis no controle da conta para restrições de seu uso por parte dos menores. A criança consegue acessar seu saldo e extrato, além de fazer compras por meio do cartão físico de bandeira Mastercard. Apesar de ser um cartão de crédito, e internacional, o valor é debitado automaticamente da conta do menor.

A mesada da criança pode ser depositada na conta compartilhada, por exemplo. A transferência da conta dos responsáveis para a da criança é feita sem custos. Os pequenos podem pedir mais dinheiro pelo próprio app do banco, assim como justificar seus gastos, enviando comprovantes, digitando ou falando dentro da plataforma. Os responsáveis controlam a conta de seus pequenos como uma conta controle (Social Control), pelo app.

Os responsáveis podem restringir o uso do cartão de seus filhos, no gerenciamento do cartão. É possível deixar sem restrição alguma ou bloquear algumas categorias de estabelecimentos. Essas categorias são aquelas cadastradas pelo próprio estabelecimento ao adquirir uma máquina de POS, e podem ser: varejo, restaurantes, lanchonetes, supermercados, táxi, saúde, transporte, papelaria etc. As restrições estão no app em “permissões de uso” e podem ser editadas a qualquer momento.

Para abrir uma conta no Social Kids, o responsável precisa possuir uma conta no banco, ter o app Social Bank em seu celular e criar uma conta Kids. Em seguida, ele adiciona as informações da criança na conta e gera um QRCode. No celular do menor, o responsável faz o download do app Social Bank Kids e escaneia o QRCode gerado em seu celular.

O aplicativo já está disponível para Android e deve entrar em breve na Apple Store.