Maurício Almeida, CEO e cofundador (crédito: Henrique Medeiros/Mobile Time)

[Atualizado às 22h51 do dia 09/06/2022 com dados atualizados do montante de usuários, que, ao contrário da informação original, a companhia revelou que tem 500 mil usuários atualmente] A Watch Brasil espera alcançar mais de 2 milhões de usuários em seu hub de conteúdo até o final de 2022. Na noite da última quarta-feira, o CEO e cofundador da empresa, Maurício Almeida, apresentou duas parcerias com Paramount+ e Grupo NewCo, além de detalhar sobre a saúde financeira da operação.

Para 2023, a meta é ter 4 milhões de assinantes.

A companhia está atualmente com mais de 400 pequenos provedores em sua carteira, sendo que adiciona 20 novas empresas em sua base por mês. Seu número de assinantes cresceu 150% em 2021 e deve quintuplicar neste ano de 2022. A receita no ano passado cresceu 70% de aumento, passando de R$ 10 milhões para R$ 17 milhões na comparação ano a ano.

Almeida explicou que a empresa segue na estratégia de ser “integrador” para os criadores de conteúdo. Neste formato, a companhia mudou sua estratégia de vendas e passou a “escolher” os provedores com os quais trabalha. O executivo afirma que essa estratégia não mira em provedores com grandes bases de assinantes, mas aqueles que estão bem estruturados com departamento de marketing ou que entendem o conteúdo como forma de reter o usuário, ou seja, um serviço de valor adicional à Internet residencial.

Neste formato, a Watch Brasil dividiu o relacionamento com os ISPs em três categorias: Tier 1, operadoras mais estruturadas em marketing e que sabem o diferencial do conteúdo; Tier 2, ISPs que não estão estruturados, mas veem o conteúdo como diferencial; Tier 3, operadoras que oferecem o Watch Brasil como SVA, mas não fazem promoção do produto.

O CEO explicou que entre os três segmentos, o grande desafio é no Tier 3. Para isso, a empresa faz uma “curva de aprendizado” demonstrando o potencial do hub de conteúdo e que isso permite aos ISPs brigarem de “igual para igual” com as três grandes operadoras brasileiras. Deu como exemplo o fato de que, em média, o ARPU dos ISPs sobe 20% após ofertarem o serviço aos seus usuários.

Entre os ISPs que atualmente são parceiras da Watch Brasil estão Americanet, Desktop e Vero. O pacote mais caro oferecido ao assinante custa aproximadamente R$ 120 e contém 50 canais e streamings.