A central de aplicativos do Facebook chegará ao Brasil nas próximas semanas, como parte de uma ofensiva global planejada pela rede social. A central foi lançada em junho de 2011, para ajudar os usuários da rede social a encontrar apps móveis, mas até então estava restrita ao mercado norte-americano.

O Facebook anunciou que, a partir desta segunda-feira, 9, o funcionamento de sua central de aplicativos está imediatamente ampliado a outros países de língua inglesa, como Austrália, Canadá, Índia e Nova Zelândia. No comunicado divulgado à imprensa internacional, a empresa diz que a "expansão global do App Center continuará nas próximas semanas". Segundo o site americano TechCrunch, a próxima rodada de expansão incluirá Brasil, França, Alemanha, Espanha, Rússia, Taiwan e Turquia. Além disso, foi anunciado que a central passará a incluir também um mecanismo de tradução para os apps, tornando mais fácil o intercâmbo dos desenvolvedores com mercados do mundo todo.

A partir de agora, os usuários do Facebook nos referidos países passarão a visualizar uma barra lateral do app center sempre que abrirem a rede social em seus desktops ou em seus tablets e smartphones. Isso tornará mais fácil a busca por aplicativos e jogos direcionados ao uso na rede social. A iniciativa é uma tentativa de popularizar ainda mais o uso global do Facebook e de suas ferramentas conexas, uma vez que cerca de 80% dos usuários da rede vêm de fora dos EUA e do Canadá.