Para que haja tempo adequado para integração e testes com os softwares de automação comercial, a API de recebimentos do PIX que está sendo desenvolvida pelo Banco Central (BC) em parceria com atores do mercado precisa ficar pronta até o fim deste mês. A recomendação é de Edgard de Castro, vice-presidente de relações institucionais da AFRAC (Associação Brasileira de Automação para o Comércio), que participou de painel do seminário Conexão PIX, nesta quinta-feira, 9, organizado pelo BC.

“Precisamos dessa API até o final de julho para as empresas codificarem (seus softwares) e se integrarem”, disse o executivo.

A ideia do BC é ter uma API de recebimentos padronizada, justamente para facilitar a adequação dos softwares de automação comercial na conexão entre os pontos de venda e seus PSPs (prestadores de serviço de pagamento). Uma primeira versão está em consulta pública e a expectativa do departamento de tecnologia da informação do BC é que a API fique pronta ainda em julho.

Castro reforçou a importância da iniciativa de construção de uma API de recebimentos padronizada para o PIX: “a quantidade de PSPs vai ser grande, e precisamos ter um padrão (de API) porque precisaremos nos conectar a todos”.