O PIX será um serviço de pagamento instantâneo, mas quem quiser poderá agendá-lo para que a transferência aconteça no futuro. As regras para isso foram divulgadas pelo Banco Central durante a mais recente reunião do Fórum de Pagamentos Instantâneos, realizada na última segunda-feira, 22.

A oferta de agendamento de PIX será facultativa pelos participantes do Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI) aos seus usuários finais. Um PIX agendado deve ser iniciado no máximo até 12h do dia programado para a sua realização. Cada participante do SPI deverá definir o limite de data futura para agendamento do PIX; as condições para agendamento recorrente; e o horário limite para o cancelamento de um PIX agendado.

Raio-x dos inscritos

Ao longo dos próximos meses, os 980 inscritos para participar do SPI passarão por testes junto ao BC para fazerem parte do lançamento do PIX, marcado para 16 novembro.

A autarquia divulgou alguns números sobre os inscritos. Dos 980, 34 têm participação obrigatória no SPI e 946, facultativa. Além disso, a lista contém 634 cooperativas de crédito; 252 instituições de pagamento; 61 bancos comerciais ou múltiplos com carteira comercial; 12 financeiras; 7 sociedades de crédito ao microempreendedor; 6 sociedades de crédito direto (fintechs); 5 bancos múltiplos sem carteira comercial; 1 sociedade de empréstimo entre pessoas (fintech); 1 banco de câmbio; 1 associação de poupança e empréstimo.