Os estabelecimentos comerciais que usam a Stone como rede de adquirência poderão receber pagamentos por PIX exibindo na tela da maquininha um QR code dinâmico para o pagamento instantâneo. A integração do PIX com máquinas de POS vai conferir maior segurança para a transação do lado do lojista. Essa é a opinião do economista chefe da Stone, Vinicius Carrasco, que participou do seminário digital Conexão PIX, organizado pelo Banco Central nesta quinta-feira, 9.

“O grande desafio do PIX é ser seguro. Já temos os navios (bancos), faltam os portos (varejistas). Para atraí-los é preciso garantir a segurança. Essa será a grande peça nesse quebra-cabeça”, comentou Carrasco no painel.

O executivo citou o exemplo do débito online em sites de e e-commerce, que nunca decolou por causa da falta de segurança com o risco de fraudes. “É diferente do débito no balcão, que é bastante seguro: nele o varejista tem certeza que fez a venda. O processo de autenticação (do PIX) precisaria emular aquele do ‘chip and pin’, perpassando um ambiente seguro. É preciso ter formas seguras de visualizar o QR code. E é fundamental que o varejista tenha a garantia de que recebeu”, disse.

Carrasco reforçou que não basta o PIX ser barato para o lojista se não for seguro. Se houver uma percepção de insegurança, a adoção do pagamento instantâneo não acontecerá na intensidade desejada. Por outro lado, os cuidados com a segurança não podem ser um inibidor de acessos, prejudicando a usabilidade, concluiu.